A inteligência artificial e o 5G revolucionaram as aplicações de transporte. Eles habilitaram e capacitaram muitas funções inteligentes, como reconhecimento visual, aprendizado profundo, comunicação de baixa latência e muitos aplicativos inteligentes diversos para infraestruturas de transporte mais seguras e convenientes.
Em todo o mundo existem diversas malhas ferroviárias, infelizmente também há centenas de acidentes de travessia, causando muitas mortes e feridos todos os anos.
As barreiras ferroviárias não são fechadas por padrão e, se não fecharem totalmente quando necessário, podem causar, na melhor das hipóteses, atrasos não intencionais e, na pior das hipóteses, acidentes terríveis.
A mão de obra sozinha não pode garantir a segurança nas passagens de nível, então um novo projeto foi configurado que aplicou tecnologia ao problema e criou um aplicativo que usou análise de vídeo para resolver o problema. A solução precisava levar em consideração as condições geográficas, as condições climáticas e os pontos cegos do motorista para melhorar a segurança nas entradas das passagens de nível.
Necessidades do projeto para transporte inteligente
As travessias ferroviárias estão espalhadas por todo o país. Alcançar níveis de segurança garantidos usando sistemas automatizados é realmente muito difícil com muitas variáveis a serem consideradas e tempos de resposta que às vezes não são rápidos o suficiente. Para resolver isso, um operador ferroviário começou a procurar tecnologias como computação de ponta, IA e comunicações 5G para liberar totalmente os recursos necessários para um aplicativo de transporte inteligente desse tipo. Ao implantar câmeras digitais, plataformas de IA de ponta e conectividade 5G, um sistema pode identificar rapidamente objetos, pessoas e o movimento de veículos para alcançar 99,9% de precisão no monitoramento automatizado de travessias ferroviárias 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intervenção humana. A solução precisava ser rápida o suficiente para computar grandes dados coletados de câmeras e sensores, integrá-los todos, processar e executar análises de Inteligência Artificial baseado em vídeo por meio da plataforma VAIDIO instalada e fornecer alertas e avisos instantâneos a veículos e condutores de trens.
Descrição do Projeto
Uma empresa de software de inteligência artificial – IronYun USA, oferece uma plataforma de visão AI altamente precisa e de classe mundial chamada VAIDIO. A IronYun ajudou clientes em todo o mundo na implantação de dezenas de milhares de câmeras para monitorar aplicações em muitos mercados verticais, desde transporte e gerenciamento de portos até usinas nucleares, saúde pública e muito mais. Eles vendem sua plataforma VAIDIO AI Vision de nuvem privada de ponta a ponta para empresas e governos e foram classificados como um importante negócio no mercado global de vigilância pela IDC em 2021. A IronYun procurou a Advantech por causa de sua conhecida reputação de alta confiabilidade computadores industriais. A IronYun procurou uma poderosa solução Edge AI para trabalhar com seu software VAIDIO AI. A plataforma de IA de ponta precisava suportar várias E/S, redes 5G e, o mais importante, ser capaz de lidar com grandes quantidades de vídeo com latência quase zero, para que quaisquer incidentes potencialmente perigosos em cruzamentos ferroviários pudessem ser detectados com antecedência e resolvidos em tempo real. tempo, com alertas e avisos de emergência enviados aos operadores e maquinistas para evitar acidentes graves.
Descrição do sistema
Para este caso, a IronYun precisou instalar quatro câmeras ao redor dos cruzamentos ferroviários, conectadas e alimentadas por switches EKI-7710G-2CPI PoE para captura de imagem. Os dados de vídeo seriam enviados para uma plataforma de borda de IA ferroviária ITA-3650G com uma placa de GPU MXM RTX-3000 para análise de dados em tempo real e um módulo AIW-355 5G integrado para transmissão de dados, que poderia ser instalado em gabinetes além os cruzamentos ferroviários.
O ITA-3650G integra e processa grandes quantidades de dados de vídeo de câmeras a cada segundo e é analisado pela plataforma VIDIO AI em tempo real. O VAIDIO pode identificar qualquer objeto e seu status por meio de análise multiquadro usando seus algoritmos altamente capazes. Por exemplo, se um objeto permanecer em um cruzamento ferroviário por mais de 30 segundos, um evento de intrusão seria identificado e confirmado pelo VAIDIO, instantaneamente transformado em avisos de alerta e enviado por 5G a um condutor de trem em 2 segundos.
Exemplo de evento: Quando uma barreira é fechada, um status constante de barreira fechada será enviado em tempo real para o Sistema de Alerta Instantâneo. Quando o Sistema de Alerta Instantâneo sabe que a barreira está fechada, mas também recebe um alerta de intrusão de VAIDIO/ITA-3650G, o Sistema de Alerta Instantâneo enviará notificações instantâneas de alarme para o maquinista de entrada de 1-2 KM de distância, para que o maquinista pode reagir de acordo (parar ou desacelerar o trem).
Implementação de projeto de transporte inteligente
- Plataforma principal: plataforma de borda de IA ferroviária ITA-3650G
- Placa GPU: MXM RTX-3000
- Módulo celular 5G: AIW-355 embutido em ITA-3650G
- Interruptor PoE: EKI-7710G-2CPI
- Software de visão IA: VAIDIO
Conclusão
Como muitos aplicativos inteligentes são implantados em áreas rurais ou remotas, eles exigem uma solução que possa ser facilmente instalada, super confiável e capaz de operar em condições adversas. Usar um serviço baseado em nuvem não é econômico, porque o custo de uma implantação de plataforma de borda de IA de nível industrial é apenas uma fração do preço de usar um serviço baseado em nuvem. Além disso, a distância de transmissão de dados da borda da rede para a nuvem e vice-versa não seria oportuna. Portanto, uma solução de computação de borda foi a resposta.
Ao colaborar com a Advantech, a plataforma de ponta ITA-3650G AI fanless baseada em Intel x86 incorporada com GPU MXM e módulos celulares 5G forneceu um aviso antecipado poderoso, confiável e de alta velocidade. O ITA-3650G lida com quadros massivos em microssegundos e o VAIDIO identifica objetos e quaisquer anormalidades de vários quadros para identificar sinalizadores de eventos suspeitos que ativam a resposta de alerta de travessia ferroviária com 99,9% de precisão. Como resultado, desde a captura de vídeo até o alerta de um condutor de trem leva menos de 2 segundos.